O favoritismo dos barreirinhenses por Vinicius Vale tem causado desespero entre os adversários, que tentam impugnar sua candidatura com Fake News.
Mas, o candidato Vinicius prova que os fatos apresentados na justiça na tentativa de impugnação de sua candidatura não são verídicos.
O pedido foi ajuizado pela Coligação “Unidos pela Terra” (PODEMOS/SOLIDARIEDADE/PSOL/REDE). Os adversários apresentaram três razões:
Sobre a ausência de desincompatibilização em tempo hábil, apontaram que ele possuía cargo de Técnico Parlamentar, em comissão na Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão. Vinicius Vale foi servidor público comissionado, porém já tem mais de um ano e seis meses de sua exoneração, conforme foi publicado no Diário da Assembléia Legislativa.
Segue também a Declaração emitida pela Diretoria de Recursos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão atestando a duração do trabalho em cargo comissionado por parte do candidato, com data de nomeação e exoneração.
Em relação à impossibilidade de candidatura em razão de inelegibilidade reflexa foi alegado que o Governador do Estado do Maranhão, Carlos Brandão, viajou no período de 9 a 12 de julho de 2024, e que o vice-governador, Felipe Camarão, tirou férias e a deputada Iracema Vale assumiu instantaneamente o Governo no dia 12/07/2024. Ficou esclarecido que o cargo de Governador do Estado não chegou a ficar vago, pois, na realidade, Carlos Brandão reassumiu seu posto naquele mesmo dia 12/07/2024, quando já estava de volta ao Maranhão, conforme registrado nas redes sociais tanto do Governador Carlos Brandão como do Vice-Governador Felipe Camarão.
O documento no qual consta a assinatura de Carlos Brandão, no Diário Oficial, também comprova que no mesmo dia, o governador estava em atividade.
Por fim, sobre a impossibilidade de candidatura em razão de inelegibilidade reflexa itinerante, referente a Iracema Vale, mãe do Vinicius, ter sido prefeita do município de Urbano Santos e de seu pai Herlon Costa ter sido prefeito de Belágua. Não há empecilho à candidatura de parentes ou até cônjuges de prefeito em segundo mandato, desde que em outra circunscrição eleitoral, ainda que em município vizinho, entre outras questões.
Diante dos fatos, todas as argumentações dos opositores evidenciam o uso da má-fé, na tentativa de prejudicar o candidato Vinicius Vale, cada vez mais forte em Barreirinhas.