Norman Lopes/ direto da redação
Jornalista DRT 5237/90
Quem acompanhou o entusiasmo e o espírito de gratidão dos jovens alunos do cursinho pré-vestibular (Enem) em Barreirinhas, pode dizer da necessidade em se investir no aparelho educacional público em nossa cidade.
O Vale Aprovar de iniciativa de Vinícius Vale nos mostrou o quanto o ensino está defasado em nossa cidade, a partir da péssima política salarial e da total desvalorização do magistério ao longo de vários anos.
Para se ter ideia do descaso,houve, esses dias, um protesto contra a Prefeitura pelos baixos salários, promessas não cumpridas e ao grau de abandono a que chegou à educação.
Essa sinalização do pré-candidato Vinícius Vale em socorrer o aparelho de educação, caso venha a ser eleito prefeito, nas eleições do ano que vem, soa como uma luz no fim do túnel.
A reestruturação do ensino básico chegando ao ensino médio, valorizando de fato professores, diretores e demais operadores tem sido bastante discutido no Staff da pré-campanha do jovem prefeitável.
Outra expectativa da população é com relação ao ensino superior, pois sendo Vinícius Vale um bom aliado do governo estadual e tendo a deputada Iracema Vale, presidente da Assembleia Legislativa como grande aliada , à chegada do tão sonhado campus universitário fica cada vez mais próximo.
Barreirinhas ,cidade de 65 mil habitantes e portal de entrada dos Lençóis, comporta no mínimo, uma extensão da UEMA e um campus da Universidade Federal do Maranhão.
Para dona Inácia, uma mãe de cinco filhos, sendo dois em idade ginasial, Barreirinhas não pode prescindir dessa rica oportunidade de interesse e força- de – vontade do jovem idealista Vinícius Vale, diferentemente dos demais pré-candidatos (que conduziram a política do atraso por várias décadas) e que pensam tão somente em seus projetos pessoais e familiares.