Um homem de 49 anos de idade foi preso em flagrante na cidade de João Lisboa, por maus tratos e exploração financeira da bisavó, de 101 anos de idade. A prisão do homem foi acompanhada pelo Ministério Público do Maranhão, por meio da 2ª Promotoria de Justiça de João Lisboa.
caso foi descoberto pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), que constatou que a idosa estava sendo mantida em condições degradantes de sobrevivência. Segundo depoimentos de outros familiares da vítima, o bisneto utilizava o dinheiro da aposentadoria em benefício próprio e não garantia o mínimo necessário para a sobrevivência da bisavó.
Numa tentativa de evitar medidas mais drásticas, o Creas recomendou ao bisneto e outros familiares que cuidassem da idosa de forma adequada. No entantyo, na última tentativa de visita de acompanhamento, a equipe do Creas foi impedida de ter acesso a idosa. O caso acabou sendo levado ao Ministério Público.
Em visita à residência da idosa, a promotora de justiça Maria José Lopes Correa encontrou ela em situação degradante, sem condições adequadas de higiene e alimentação, em um quarto de proporções mínimas, sem acesso a ventilação e luz solar e sem amparo familiar necessário, apesar de o benefício previdenciário ser utilizado para sustentar os demais moradores da casa, no caso a família do bisneto.
Diante dos recorrentes casos de violação aos direitos da idosa, a Promotoria de Justiça encaminhou o caso para as autoridades policiais e acompanhou a prisão em flagrante do bisneto da vítima.
O Imparcial