O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cancelou a ida à Conferências das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP) 29 no Azerbaijão. A previsão era de que o presidente ficasse ficasse de 10 a 12 de novembro em Baku. É a terceira viagem internacional que Lula cancela desde o acidente doméstico no Palácio da Alvorada em 19 de outubro. O vice-presidente Geraldo Alckmin irá representar Lula na COP 29.
— Dialogando com a equipe médica, nós já defendíamos que ele suspendesse as viagens internacionais por conta de fuso horário. Ele tomou a decisão de suspender essas viagens por recomendação médica — disse o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha nesta segunda-feira.
Aliados afirmam que ao não ir a COP29, Lula irá se dedicar aos preparativos para a cúpula do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec), no Peru, que ocorre logo depois, e à cúpula dos líderes no G20, que será realizada nos dias 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro.
Desde que caiu no banheiro do Palácio do Alvorada, Lula cancelou ida à Rússia para a Cúpula dos Brics e para a Colômbia, onde Lula participaria da Conferência das Nações Unidas para a Biodiversidade (COP 16) em Cali. Ambas canceladas por recomendação médica.
( o Globo )