No centro da “Operação 18 Minutos”, que desencadeou uma vasta investigação sobre corrupção e lavagem de dinheiro no Maranhão, a desembargadora Nelma Sarney Costa está agora pedindo ao Supremo Tribunal Federal (STF) acesso detalhado às investigações que a implicam. A informação foi divulgada pelo portal O Informante.
Na última segunda-feira, 26, a defesa de Sarney Costa protocolou um pedido confidencial no STF, solicitando detalhes sobre um inquérito e duas quebras de sigilo relacionadas ao caso. Este pedido está sendo analisado pelo ministro Cristiano Zanin, e o processo segue em segredo de Justiça, mantendo os detalhes das investigações fora do alcance público.
As investigações em andamento revelam um suposto esquema de corrupção no Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), envolvendo advogados e magistrados em manipulação de processos judiciais. A operação, deflagrada pela Polícia Federal em 14 de agosto, resultou no afastamento de Nelma Sarney e de outros desembargadores: Luiz Gonzaga Almeida Filho, Marcelino Everton Chaves (aposentado) e Antonio Pacheco Guerreiro Junior.
Vale lembrar que Nelma Sarney já estava afastada de suas funções desde fevereiro, após decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ, por ter favorecido um ex-assessor em um concurso de cartórios no Maranhão.
(foto: desembargadora Nelma Sarney)