A presença de um guia de turismo legalizado é capaz de melhorar, significativamente, a experiência turística.
A atividade turística pode ser definida como uma prática de contemplação, conhecimento, lazer e entretenimento. A presença de um guia de turismo legalizado é capaz de melhorar, significativamente, a experiência turística. Nesse contexto, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), por meio da Superintendência de Turismo do Polo Chapadas das Mesas, iniciou uma campanha para resguardar a atuação do profissional dentro do Maranhão.
Superintendência do Polo Chapada das Mesas reforça junto ao trade e turistas que, para fomentar o turismo de forma responsável, se faz necessário dar apoio aos guias de turismo. A ação traz o slogan: “Contrate um profissional local e especializado no destino”. A campanha inclui orientação sobre a Portaria 37, do MTur, de 11 de Novembro de 2021, que estabelece normas e condições n
Segundo o art. 5º desta portaria, a atuação do guia de turismo em cada estado está condicionada à apresentação de “certificado de conclusão de curso técnico de formação profissional de guia de turismo daquela unidade federativa”.
De acordo com Beto Kelnner, superintendente do polo Chapada das Mesas, é fundamental que todos os envolvidos no setor turístico da região se engajem nessa iniciativa. “Os guias de turismo que passaram por uma qualificação específica são os principais interessados nesse processo. É importante que, nos atrativos turísticos, também abracem essa causa, visando um desenvolvimento ordenado e valorizando esses profissionais qualificados para proporcionar a melhor experiência aos turistas”, afirmou o gestor da Chapada das Mesas.
o Imparcial